FOTON admite ampliar o projeto em Guaíba

25/04/2014 10:29

Empresa entrega, até dezembro, protótipo do caminhão a ser montado em Guaíba

Os chineses do grupo Beiq Foton Motor, que planejam montar caminhões em Guaíba a partir de 2016, podem rever a estratégia de entrada no Brasil e fazer aportes financeiros para elevar investimentos da marca no mercado local. A revelação foi feita nessa quinta-feira pelo vice-presidente da Foton International, Jiang Jian, que participou em Guaíba do lançamento das obras da montadora, a primeira no País e segunda fora da China. A decisão pode ocorrer logo após o começo da operação. O empreendimento, com primeira fase orçada em R$ 260 milhões e geração de 250 empregos, não tem nenhum recurso do grupo, que repassa apenas a tecnologia.

O projeto tem à frente a empresa Foton Aumark do Brasil, de capital brasileiro, e contará com dinheiro do Badesul, estimado em R$ 40 milhões, em troca de parte do patrimônio acionário, ainda não definido. O investimento foi autorizado pela Assembleia Legislativa em fim de 2013. Os executivos da Aumark apontam que a participação é essencial ao empreendimento e decidiu a opção pelo Estado, desbancando o Rio de Janeiro. A Aumark solicitou R$ 95 milhões de financiamento do Bndes. A largada das obras, com palco armado no terreno onde fica o complexo, foi festejado pelo governador Tarso Genro como “momento da virada” em Guaíba. O município perdeu no fim dos anos de 1990 uma fábrica da Ford, após desacertos com o governo petista de Olívio Dutra. “Vamos fazer um pequeno aporte de capital ou empréstimos, que será devolvido”, afirmou Tarso. 

O vice-presidente da Foton International condicionou novos planos e aportes à recepção dos veículos. “Após dois anos de fábrica, será o momento de mudanças na nossa estratégia”, adiantou Jian, que advertiu que mais empresas chinesas podem vir para cá. “A visita do governador em 2013 à China foi muito importante”, associou Jian. O executivo informou que, em dezembro, será montado o primeiro protótipo do modelo a ser vendido no Brasil, na sede da Aumark, em São Paulo, mas evitou detalhar o perfil. “Trabalhamos duro para desenvolver o projeto. Hoje temos o produto certo e superior ao dos concorrentes”, provocou o vice-presidente. A escolha de fornecedores está na etapa final, segundo o executivo, e terá grifes gaúchas. A Serra Gaúcha é o segundo polo nacional de componentes para caminhões. 

Jian destacou que o grupo pretende ampliar a presença na América Latina a partir da operação gaúcha. Neste ano, serão fabricados 800 mil caminhões, 90% para o mercado chinês, acima dos 700 mil de 2013. Em 2016, a meta é fazer 2 mil unidades na futura planta gaúcha. O chinês, ao saber que o futuro complexo de Guaíba se estabelecerá onde a Ford iria construir uma planta, sorriu e lembrou que a história mostra que a China já lidera a produção mundial. Em 2015, a Foton Motor produzirá automóveis, modelos que serão levados ao mundo dois anos depois.

Fonte: Jornal do Comério - 25/4/2014 - Patrícia Comunello